to garbo or not to garbo

reflexo-garbo.jpg

 

 

catelado2.jpg

Parece repetitivo, mas parece que estas coisas dos reflexos cénicos insistem em repetir-se no meu imaginário cinéfilo. Desta feita a pretensão não seria imitar, porém a similitude é tão real que é praticamente impossível indissociar uma imagem de outra. Alguns julgam-na ‘à maneira de Dietrich’, mas tenho para comigo que essa análise só resulta da homofonia. Blanchett em The Good German (2006) é Garbo.

Não digo que copie, longe de mim conspurcar a magnificência daquela que é, para mim, uma das (a?) melhores actrizes do momento. Como Garbo foi no dela. Greta Lovisa Gustafson, sueca de sangue. E altura. A diva anti-vedeta – de quem eu sou admiradora confessa -, que foi expressão da aura misteriosa mais charmosa da história do cinema. Cate simplesmente reproduz essa aura, e acrescenta-lhe o seu próprio brilho no papel de uma intrigante (e prostituta) judia alemã, mulher de um ‘bom’ ex-militante das SS na Alemanha de ’45.

gretachapeu.jpg catexapeu1.jpg

O filme desilude. The Good German, com uma rara tradução literal no português – deve a sua parca cota de interesse a Blachett e à magnífica cenografia desta recriação do film noir que Soderbergh ousou, e efectivamente conseguiu, fazer. Há detalhes muito bons, desde os planos em consonância com o género até à luminosidade que por vezes parece que quase ‘queima a fita’. Mas o argumento é mau. A história não acrescenta nada, é banal, cansativa, e ainda por cima tem um desfecho frustrante. O George Clooney é adereço, o personagem completamente previsível, e nem falo do menino Spyderman, Tobey Maguire, que esse então, no papel de bad guy, deixa muito a desejar. Pensando bem no de good também. The Good German é apenas um belo exercício visual. E a prova de que, a Blachett, até o alemão fica bem.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

One comment

  1. Também me parece que O Bom Alemão só vale pela imagem… E o George Clooney é um adereço que fica sempre bem 😀 …

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: