o eterno estudante

Fado do Estudante, Vasco Santana no filme Canção de Lisboa (1933) 

Que negra sina ver-me assim
Que sorte e vil degradante
Ai que saudades eu sinto em mim
Do meu viver de estudante

Nesse fugaz tempo de Amor
Que de um rapaz é o melhor
Era um audaz conquistador das raparigas
De capa ao ar cabeça ao léu
Sem me ralar vivia eu
A vadiar e tudo mais eram cantigas

Quem se identifica?  75 anos depois não podia ser mais pertinente. Vasco, o actor, morreu há 50 anos. Grande, grande artista – verdade literal -, foi o maior ícone do cinema português, na minha perspectiva. Sabia estar, sabia ser, e acima de tudo, sabia fazer rir como ninguém. Contam-se pelos dedos outros filmes made in portugal tão marcantes como Pátio das Cantigas, a Canção de Lisboa ou O Pai Tirano. Era outro género, eram outros tempos, eram outros actores, mas, para mim, é uma verdade incontornável: nunca o cinema foi tão unânime em Portugal como então. Cresci a ouvi-lo, e aos outros Vascos (pai e avô) que tinha lá por casa, que citavam frases inteiras dos filmes de Santana. O meu pai, como o Vasco Leitão do filme (Canção de Lisboa), tirou Medicina, mas sempre guardou uma paixão pelo teatro, e pela música. Quando era estudante Vasco, o Santana, faltava às aulas de Belas Artes para ir ao teatro, decorava os textos todos da Revista, e acabou por subir ao palco com 19 anos por acaso, para subsituir um actor doente. Nunca mais desceu. Hoje, um século volvido, através do vídeo, dvd, cd ou internet, o fado dele ainda se ouve. O do eterno estudante.

 

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

