Valsa do terror

waltz

Absolutamente imperdível. Acho que Valsa com Bashir/Waltz with Bashir de Ari Folman é um dos maiores presentes que o imaginário cinéfilo de um homem com uma brilhante equipa por trás ofereceu nos últimos tempos à história do cinema. A animação, em forma de documentário, é a história contada na primeira pessoa dos massacres ocorridos em Beirute, no Líbano, levada a cabo por soldados falangistas cristãos e soldados israelitas. Folman (realizador e protagonista) integrou esse grupo de soldados e tenta lembrar, um a um, esses momentos perdidos, ou antes sufocados, não “armazenados”, na memória, através dos relatos de amigos, colegas, e da própria imaginação.

10312-waltz-with-bashir-open-eyes-2008 waltz_int01

A morte de milhares de palestinianos civis e o pavor e sentimento de impotência dos jovens soldados israelistas que se viam envolvidos numa guerra por obrigação fazem claramente ressaltar as imagens que hoje vemos nos telejornais, por exemplo, dos conflitos na faixa de Gaza, que se intensificam absurdamente dia após dia.

Mas desengane-se quem entrar na salinha escura a pensar que vai tomar um partido. Esta valsa dança dos dois lados e e toca (nos) com uma carga emocional como há tempos não sentia. Na salinha escura. No conforto de uma cidade, de um país, tão longe do som das bombas. E tudo aliado a uma das mais fabulosas técnicas de animação de sempre. Que, claramente, não deixa de lembrar mas ultrapassa a anos luz Persepolis de Marjane Satrapi.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

One comment

  1. Ainda não vi, mas parece-me mesmo um magnífico filme. Visualmente deve ser espantoso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: