Já lá vão 8 anos

Estava em casa, a comer uma sanduíche e a ver as notícias na televisão. SIC Notícias. Vi tudo, a partir do momento em que começou a ser transmitido por cá. Lembro-me nitidamente do embate do segundo avião. Depois disso o zapping frenético entre CNN, Sky, outros. A corrida até à casa de um amigo que vivia perto, o voyerismo desenfreado e a vontade de entender afinal que raio se passava em que Nova Iorque naquela tarde do dia 11 de Setembro de 2001.

Parecia um filme. O cenário apocalíptico parecia tão real como falso, tantas vezes foi cenário dos maiores cataclismos, sobretudo sociais, com o selo de Hollywood. Naquele dia o terrorismo e a violência eram reais mas ganhavam outra dimensão. Porque não aconteciam no Iraque, nem em Timor-Leste, tão pouco no Vietname. Era Nova Iorque. Que a partir dali, definitivamente, nunca mais dormiu.

O vídeo amador em cima foi divulgado pela Sky News. Uma sequência que guarda a particularidade de o autor, momentos depois do embate do segundo avião numa das Torres Gémeas, e a uma considerável distância do World Trade Center, apanha papéis que caem do céu directamente dos escritórios do edifício.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

One comment

  1. Eu estava a levantar a mesa com a tv da cozinha ligada e fiquei em choque. Lembro-me de não ter acreditado durante alguns minutos no que estava a ver…
    Uma tragédia no centro do mundo, live on tv, foi sem dúvida (e à luz da história acredito que ficará mais óbvio ainda) um ponto de viragem nos tempos em que vivemos.
    Muita gente como eu nunca foi a NY, mas graças ao cinema e à tv, vivemos todos lá uma parte da nossa vida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: