Cinema fotográfico

home-yann-arthus-bertrand-orserie-04052009

Home-Yann-Arthus-Bertrand-004

Home-Yann-Arthus-Bertrand-009

Yann Arthus-Bertrand diz que nos abre as portas da nossa própria casa. Eu concordo, só lamento (ainda!) não lhe conhecer todos os cantos.

Vi-o na Fnac e não resisti. Ainda por cima a bom preço (4,99 ). Home – O mundo é a nossa casa junta bom texto e de fácil percepção (sobretudo porque narrado na versão portuguesa pelo maravilhoso Eduardo Rêgo, o senhor-locutor-do-BBC-Vida-Selvagem); acompanhado por uma excelente e subtil banda sonora (que, enfim, não é Glass na trilogia Qatsi mas junta sonoridades da Orquestra Sinfónica de Budapeste, um Ensemble de Percussão de Xangai e variadíssimos cânticos multiétnicos) e ilustrado por imagens de uma beleza extraordinária.

yann1

O filme levou-me a tentar saber um pouco mais sobre Yann Arthus-Betrand. O jornalista e fotógrafo francês fundou a Altitude Agency em 1991, a primeira agência especializada em imagens aéreas, captadas em viagens de helicóptero ou balão – vale a pena ver a secção do fotógrafo aqui. Arthus-Bertrand também criou a organização ambiental Good Planet e é o autor do célebre livro A Terra Vista do Céu, encomendado pela UNESCO.

A mensagem do autor é simples: « Tout le monde doit payer », dirigida a todos os cidadãos, responsáveis pela destruição do ecossistema terrestre. Uma fita que, claramente, devia ser vista por toda a gente pelo menos uma vez por semana e que já tem uma versão integral disponível no youtube. Só que, garanto, na televisão, ou num LCD com um belo sistema de som como foi meu privilégio, é mesmo outra coisa.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: