Muita terra, muita terra, muita terra

Excelente trabalho o de Jorge Pelicano, repórter de imagem da SIC e autor do notável e multi-premiado Ainda há pastores? (2007). Além do interessante tema, sobre o qual fica evidente uma exaustiva pesquisa e recolha de material,  imagem e som são irrepreensíveis.

Devo dizer que o trailler fica bastante aquém daquilo que é o Pare, Escute, Olhe. O excerto do documentário sobre o encerramento da linha ferroviária do Tua aproveita as partes mais políticas, cenas que aliás Pelicano explicou, em sessão de debate depois da apresentação do filme ontem no Doc Lisboa, que não faziam parte da ideia inicial. Não mostra por exemplo o que é, para mim, o sumo do documentário e que são os testemunhos da população daquela zona despovoada do país. Testemunhos que vão além da questão da Linha do Tua. Faces do Portugal profundo, pobre mas bem humorado; idoso mas forte, rezingão e divertido. Pare, Escute, Olhe é honesto, interventivo, belo e nada piegas. Aliás são de louvar os inúmeros rasgos de humor ao longo da película que, quanto a mim, ainda vai dar muito que falar.

A quem interessar ver mais qualquer coisinha vale a pena ver esta peça da Susana Frexes sobre o documentário, com entrevista ao autor.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: