«chaos reigns»

antichrist_filme02

De tudo o que tinha imaginado, é mais. Agarrou-se-me à pele como uma lapa, adormeceu comigo e acordou comigo. “Antichrist” de Lars Von Trier é gigante. Uma proporção dividida em sensações absolutamente antagónicas, mas tão reais que conseguem deixar ao mesmo tempo a mente frenética e o corpo entorpecido.

O novo filme de Lars von Trier, exibido ontem em estreia no Estoril Film Festival, é uma obra de arte para ser apreciada detalhadamente como uma pintura de Bosch. É poesia e é psicologia embrulhadas numa filmagem excepcional que nos leva ao mais profundo de nós para depois nos apunhalar pelas costas. E ninguém podia segurar tão bem o punhal (a tesoura..) como os seus dois únicos protagonistas: Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe. Sobretudo Gainsbourg. Qual Kidman em “Dogville”, ou Björk em “Dancer in the Dark” ou Emily Anita Watson em “Ondas de Paixão”. Esta actriz é fogo que arde e vê-se.

Morte, desejo, medo, violência, sexo. Amor e uma cabana. Todos estes são ingredientes de “Antichrist”, que de resto não é um filme para todos. Por exemplo, para um público púdico ou estúpido. Como o que ontem saiu da sala a meio, ou o que riu várias vezes durante a exibição inteira perturbando aqueles que de facto estavam a tentar ver um filme e não o “Scary Movie”. Enfim, nada a que não se esteja já habituado, mas nunca é demais aconselhar aos que foram ver às salas, quando (e se) o filme for exibido nos cinemas nacionais: vão à sessão da meia-noite.

Apesar de arriscarem passar o resto da noite em claro.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: