Museu de Macau *****

Fim-de-semana, tempo para a primeira incursão museológica. Inaugurado em 1998, o Museu de Macau fica na Fortaleza do Monte, construída por Jesuítas no início de século XVII. A entrada tem o preço simbólico de 1,5 €, 0,80 € a crianças e idosos,

A visita começa com uma introdução bastante clara e sucinta de ambas as Histórias europeia e chinesa. Não fosse Macau a convergência de ambas. Réplicas em miniatura e painéis explicativos, mostram o percurso e as tradições das diversas comunidades que (co)habitam na região há séculos. [Clicar nas imagens para ver em tamanho ampliado]

Rota da seda, rota do chá (‘tchá’ em chinês), das louças, das especiarias. De um lado, a riqueza e o arrojo do povo que inventou o papel, a impressão, a bússola e a pólvora. Do outro, a técnica e a vontade de descoberta e conquista dos navegadores portugueses. Entretanto, Jorge Álvares chega ao Delta do Rio das Pérolas, em 1513, e começa o encontro e intercâmbio religioso e cultural que perduraria até aos dias de hoje.

Artes populares e tradições completam o segundo piso deste surpreendente Museu. Através de modelos em tamanho real, complementados com dispositivos vídeo e áudio, é possível conhecer passatempos, rotinas, ritos, celebrações e toda a miscigenação cultural singular deste território.

No terceiro piso, aspectos da actualidade e a forma como Macau tem sido retratado por artistas ao longo dos tempos, como os portugueses Luís de Camões (que supostamente aqui escreveu grande parte da sua obra) e Camilo Pessanha, ou o escritor macaense (cujas páginas tratarei de conhecer em breve) Henrique de Senna Fernandes.

Como cereja no topo do bolo, a saída faz-se pela Fortaleza, de onde se pode apreciar-se a vista panorâmica da cidade.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: