Kung Hei Fat Choi!

E, pouco mais de um mês depois, o ano torna a dar a volta. E os chineses levam muito a sério isto da “vida nova”. Explosiva, esta que se adivinha. Porque no Ano de Tigre que espreita, consta que nada será feito em escala tímida, quer de bom como de mau. Mudança e risco, são as palavras de ordem.

Por esta altura todas as famílias chinesas limpam as suas casas do pó do passado e cumprem umas série de rituais para afastar o azar e atrair fortuna. Kung Hei Fat Choi, votos de prosperidade em cantonês, ouvem-se e lêem-se um pouco por todo a parte. Mesmo como forma de agradecimento pelos Lai Si, tradicionais envelopes vermelhos com uma simbólica quantia de dinheiro que os casados oferecem aos solteiros.

Na rua, o corropio de gente não pára de aumentar. Qual Natal no Ocidente. Até o frio voltou. A diferença é que o Ano Novo Chinês (explicado em pormenor aqui) não é só um dia mas vários, cada um com os seus respectivos rituais. Por isso hoje, o Oriente entra em férias.

E eu digo: Sun nien fai lok!

(feliz ano novo chinês)

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

One comment

  1. Olga

    虎年快乐!

    Tive uma pequenina amostra da seriedade do ano novo para os chineses num almoço típico organizado pelo Instituto Confúcio no sábado que passou. É mesmo uma alegria!

    Houve também uma leitura de signos e aparentemente sou um Coelho de Outono. Durante este ano praticamente não vou poder sair de casa, tais são as desgraças que se avizinham =/ A recomendação foi usar vermelho na próxima passagem de ano chinesa para atrair a boa fortuna – vou ver se resulta.

    Um beijinho *

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: