Já disse que vi o Buda?

Foi a minha terceira visita a Hong Kong e estava decidida – ia tentar ver o Buda. Digo tentar porque quem anda por estas bandas sabe que uma visita a Ngong Ping, na Ilha de Lantau, e na expectativa de ver o Grande Tian Tan, sai muitas vezes frustrada, culpa do nevoeiro. Mas desta vez, os deuses estavam do meu lado.

Apesar dos imponentes 34 metros de altura, a estátua de bronze, que deteve o recorde de maior buda sentado do mundo até 2007, consegue ficar completamente invisível em dias de neblina cerrada, fenómeno muito comum por estas bandas.

Mas antes de chegar a tal portentosa obra é preciso superar uma dura prova, pelo menos para os que tenham mais vertigens, que é fazer a travessia de cable car (teleférico) até Ngong Ping, onde ficam a estátua, o museu e o mosteiro Po Lin. Uma viagem de 25 minutos com tanto de belo como de alucinante.

A fazer companhia ao Buda, que medita sobre uma flor de lótus e com o gesto chamado de abhaya (“sem medo”) diz aos devotos podem aproximar-se sem receio, estão as não menos belas Seis Divas que lhe oferecem flores, incenso, lanternas, óleos, fruta e música. Oferendas que simbolizam caridade, moralidade, paciência, zelo, meditação e sabedoria, todas qualidades necessárias para atingir o nirvana.

Depois da visita ao Buda e ao respectivo museu, é possível fazer uma refeição vegetariana no próprio Mosteiro Po Lin ao sabor do perfume do incenso e a aura mística que, apesar do aparato turístico, é possível sentir. Não exagerando talvez na ementa, sugere-se, já que se seguem outros 25 minutos de viagem suspensa a várias dezenas de metros do chão.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: