Happy Panda to You


Macau, China, 29 mai (Lusa) – As autoridades da China já decidiram quais são os dois pandas gigantes que vão oferecer a Macau por ocasião do décimo aniversário da cidade como Região Administrativa Especial da China.

Numa visita da Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, a Chengdu, capital da província de Sichuan, foi revelado que as obras em Macau para acolher o casal de pandas já tiveram início e que vão custar cerca de 80 milhões de patacas ou oito milhões de euros.

A nova casa do casal de pandas, identificados apenas pelos nomes de código do +Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding+ como “717”, o macho, e “710”, a fêmea, está a evoluir no parque de Seac Pai Van, na ilha de Coloane, e deverá estar concluída em setembro deste ano.

Além da “casa” para os pandas, Macau procura ainda um nome para o casal de ursos que chegam ao território dentro de meses e que correspondem a uma oferta “chinesa” para celebrar o regresso de Macau ao exercício da soberania da República Popular da China.

Tam Vai Man, presidente do Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais de Macau, responsável pelas obras, sublinhou na visita da Secretária os projetos de divulgação sobre os pandas gigantes, incluindo o portal eletrónico que estará disponível a 1 de junho e as actividades para a seleção do nome dos pandas, a iniciar no próximo dia 8 de junho.

Tal como em Hong Kong, o Governo chinês decidiu presentear o território com pandas gigantes no décimo aniversário do retorno do exercício da soberania vincando a vertente chinesa da cidade que mistura o lado oriental e ocidental da sua vivência.

Macau, que durante 450 anos foi administrado por Portugal, regressou à administração chinesa a 20 de dezembro de 1999 sob o desígnio de Região Administrativa Especial, uma forma da China reassumir a soberania e manter o estilo de vida “europeu” da cidade com Direitos, Liberdades e Garantias do mundo ocidental garantidos no “segundo” sistema politico.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: