Quem tem boca vai a Roma. E quem não tem pernas?

.

.

Medo, surpresa, confusão, pena. Foi este tipo de emoções que Kevin Connolly captou com a sua Nikon ao percorrer 15 países da Europa e fotografando a reacção que as pessoas tinham quando se deparavam…com ele. É que o fotógrafo norte-americano, 22 anos, nasceu sem pernas e resolveu usar a sua condição especial à paixão pela fotografia e o resultado foi: “The Rolling Exhibition”. No site estão reunidas apenas algumas das mais de 32 mil fotografias que Kevin foi tirando.

É uma grande história e uma grande mensagem. Para pensarmos na figura de parvos que fazemos quando lançamos olhares indiscretos à diferença física (whatever that is) e também para os parvos que fazem aquela figura do “ah e tal gostava tanto de viajar mas coiso”.

A ABC News deu-lhe um grande título: “Staring Back at the World”. Afinal, quantos o fariam?

Muitos perguntarão qual o segredo. Eu tenho para mim, que convivi de perto com a segregação social perante a invulgar condição física de alguém muito próximo (e estou apenas a falar de uma simples careca), que a resposta é simples: uma boa educação aliada a uma fortíssima personalidade.

Segundo li, os pais de Connoly optaram por tratá-lo de forma igual às irmãs desde pequeno. Assim, cresceu a subir rios, escalar montanhas, frequentou ginásios, praticou luta greco-romana e aos 10 anos começou a esquiar com um mono-ski personalizado e já ganhou medalhas em competição de desportos radicais. Movimenta-se com a ajuda de um skate e a força dos braços. Raramente usa a cadeira de rodas e não usa próteses desde 12 anos. Como escrevia ontem um jornalista na imprensa de Macau: “Ora toma, embrulha e leva para a escola”.

Dica de O Homem que Sabia Demasiado.


Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

One comment

  1. espectacular 🙂 muito bom mesmo! vontade de ver a exposição live and coloured **

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: