10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

“…ali, nas entranhas dos penedos,
Em vida morto, sepultado em vida
Me queixe copiosa e livremente”

Luís de Camões

.

A pintura em cima, de Francisco Augusto de Metrass chama-se «Camões na Gruta de Macau» (séc. XIX) e remete à temporada que o poeta português, cuja vida e obra é celebrada hoje, terá passado em Macau.

Chegado à então colónia portuguesa por volta do ano de 1556, devido a invejas e inimizades em Portugal, reza a lenda que Luís de Camões viveu numa gruta, a gruta de Patane (hoje “Gruta de Camões”). Provavelmente devido à vida boémia e romanesca que levava, de novo intrigas obrigaram o poeta  a deixar também Macau, embarcando na célebre Nau Preta. Foi lá que lhe terão perguntado: “O que é esse papel que leva enrolado na mão?”. “É toda a minha fortuna e que talvez a minha herança para todos os Portugueses”, respondeu Camões.

A verdade é que por cá, diz-se que o poeta escreveu grande parte de “Os Lusíadas” na famosa gruta. Escritos carregados de saudade e alma lusitana que, pouco tempo depois, o poeta terá salvo heroicamente de um naufrágio na foz do rio Mekong. O mesmo que vitimou aquela que terá sido a sua derradeira conquista: Dinamene.

“Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo, desta vida, descontente
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.
…Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te
Quão cedo de meus olhos te levou”

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

