Vosotro continuâ papia?

Uma macaense a ser gozada por estar a tentar aprender chinês. A temática da rábula não podia vir mais ao caso. Eles são “uma dúzia de Macaenses, determinados a reviver o espírito da récita macaísta”, são os Doci Papiaçám di Macau, grupo de teatro em patuá que já conta 17 anos de palcos e tem como fundador, dramaturgo e encenador Miguel de Senna Fernandes, um dos resistentes que bate o pé ao desaparecimento do também conhecido por maquista, o crioulo de Macau.

E foi sobre isso mesmo que se falou esta noite na Casa Garden. É que a Festa da Lusofonia já começou e dá de si através das mais variadas formas. Uma delas o colóquio organizado pela Universidade de Macau: “Crioulos Ibero-Asiáticos: Perspectivas comparativas”. No último painel de hoje, em debate público, falou-se sobre “A extinção dos Crioulos Ibero-Asiáticos”.

Crioulo de Diu, Damão, Korlai, Cananor, Cochim (extinto), Sri Lanka, Malaca (Kristang), Macau (Patuá) e Filipinas (Chavacano). À excepção do último, todos têm base no léxico português. Como estão? Os dados mais recentes apontam para que o crioulo de Damão esteja vivo e de boa saúde, falado por uns 4 mil. A língua continua a ser funcional, usada no trabalho e no comércio, activa nos núcleos familiares e transmitida de geração em geração. O mesmo não se pode dizer dos restantes moribundos com sentença de morte assinada pelo peso das línguas dominantes, o esmagador inglês e a falta de interesse das comunidades. Facilitismo e utilidade versus identidade e o património. Com ou sem sentença, já não é mau falar-se sobre o assunto. Mesmo que seja para trinta, a maioria académicos e linguistas, um ou outro leigo e dois ou três jornalistas.

Advertisements

About Filipa Queiroz

Jornalista. Nascida em Coimbra, criada em Braga e a viver em Macau.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: